Guia para ficções interativas

play-if-card

Este é um pequeno guia para pessoas que pretendem começar a jogar ou criar ficções interativas de computador.

Como jogar ficções interativas

Um aviso antes de começar

Embora existam algumas ficções interativas em português (originais ou traduzidas), a enorme maioria delas está em inglês. Isso significa que o acesso às obras de ficção interativa infelizmente é bastante restrito para quem não domina essa língua.

Baixe na internet

Um bom lugar para começar a procurar por ficções interativas é o Interactive Fiction Database. Se você quiser jogar no seu smartphone, basta baixar o app Text Fiction, de Onyxbits. Você pode procurar por obras categorizadas por estilo, por dificuldade, por tamanho, etc…

Usando interpretadores

A maioria das ficções interativas não estão disponíveis para jogar direto no navegador ou pelo app. Elas dependem de um programa interpretador para rodar. A linguagem mais usada é o z-code. Mas os interpretadores são pequenos e gratuitos e fáceis de achar. Você pode baixá-los rapidamente, e executá-los sem necessidade de instalação.

Aprenda mais

Veja dicas para iniciantes no site brasslantern.org/beginners/ e uma lista muito prática dos comandos mais comuns neste PDF. Emily Short escreveu um ótimo artigo sobre como ler ficções interativas aqui.

Estrutura

Uma ficção interativa geralmente é composta por secções de texto que se conectam de acordo os comandos utilizados na interação. Os comandos são a representação do que se deseja que o personagem faça. Por exemplo, suponha que o texto seja: “Você está numa sala sem janelas. Há uma porta logo a sua frente”. Você escreve: “examinar porta”. O programa responde: “A porta é de madeira, e está trancada”. E assim por diante. Esse espaço no qual se insere comandos é chamado de parser.

CYOA

Existe um estilo mais simples de ficção interativa, chamada de Choose Your Own Adventure (CYOA) ou livro-jogo, que é mais fácil de criar e jogar, e tem mais exemplos em português. Não tem parser, não é preciso digitar comandos. O programa apresenta as opções e o jogador seleciona na opção que desejar (em geral com o mouse), alterando o andamento da narrativa. Uma das ferramentas mais populares para criar esse tipo de jogo hoje em dia é o Twine. Os jogos feitos no Twine rodam no navegador, e são salvos em formato HTML.

Desenvolvendo ficções interativas

Escolha uma ferramenta

Existem diversos aplicativos para criação de ficções interativas, e maioria não exige conhecimento de programação, mas possuem graus variados de dificuldade de uso e flexibilidade de formatação. O site Cloak of Darkness é uma ferramenta muito boa para escolher uma ferramenta, pois compara as principais linguagens feitas especialmente para ficção interativa. Emily short também tem um ótimo artigo sobre como escrever ficções interativas, disponível aqui.

Crie uma história não linear

Depois de se familiarizar com uma dessas linguagens e testar um pouco com coisas simples, você vai precisar de uma boa história. Mas diferente das ficções tradicionais, a ficção interativa não é linear, portanto a habilidade de imaginar diversos cenários possíveis para cada situação é muito importante. É recomendável ler o código de algumas ficções interativas antes de tentar escrever uma. Exemplos com comentários sobre o processo de criação também podem ser muito úteis. Algumas referências sobre a arte de escrever ficções interativas:

Boas práticas

Esta é uma lista de dicas para se ter em mente na hora de criar um jogo:

1. Não mate a personagem sem aviso.

2. A solução de um desafio não pode envolver ações completamente obscuras, deve haver dicas razoáveis.

3. Torne o desafio capaz de ser vencido sem o conhecimento de “vidas passadas”, ou seja, sem que seja preciso morrer e recomeçar.

4. Não obrigue a fazer coisas tediosas para vencer o desafio.

5. Não obrigue a digitar verbos muito específicos, use os verbos mais comuns.

Esta lista foi inspirada pela The Player’s Bill of Rights de Graham Nelson.

Autor: Janos Biro

Você não existe, e eu também não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s