A Internet foi um erro

Um ensaio de crítica à Internet, baseado no vídeo acima.

Você pode achar que isso é um exagero. Afinal a internet apenas potencializou algo que já existia, certo? Mas o que ela potencializou? Mais precisamente, essa coisa que foi potencializada pela internet é a comunicação humana ou simplesmente a comunicação de massas, que assimila a comunicação humana e a torna refém de sistemas tão injustos quanto o sistema econômico?

Muitos críticos se resumem a dizer que “a internet deu voz aos imbecis”, sugerindo que a internet em si poderia ter auxiliado a emancipação humana, se não fosse pelos idiotas atrapalhando tudo. Mas a internet abriu espaço para novas formas de organização social e governabilidade antes impossíveis. Ela é a alma do capitalismo flexível. O problema não está em seu uso irracional, mas na possibilidade de instrumentalização da razão que ela despeja no mundo.

O problema não se resolve simplesmente regulando a internet, educando para o uso moderado e consciente, estimulando encontros presenciais e assim por diante. A internet é um dilúvio, ela não pode ser contida, e num sistema capitalista ela sempre beneficiará mais a quem tem mais dinheiro.

Enquanto nós usamos a internet e vamos pra rua para conscientizar as pessoas, profissionais de propaganda conseguem duas vezes mais resultado usando esses mesmos sistemas para manipular pessoas. Qualquer ideia criativa que tivermos para vencê-los, eles podem copiar e massificar em curto prazo, porque possuem um exército 100% dedicado a fazer apenas isso, enquanto nós temos que fazer como trabalho voluntário no nosso tempo livre. A racionalidade é mais efetiva para destruir a razão do que para fortalecê-la.

Não tem como vencer essa corrida, estamos de bicicleta e eles de Ferrari. Embora a ação comunicativa e educativa seja necessária, se a gente não consegue nem falar com nossos parentes, se eles preferem acreditar nos grupos de Whats mesmo a gente falando por horas com eles, a gente vai combater isso conversando 15 minutos com estranhos na rua? É bonito mas não tem como isso gerar o resultado esperado.

A única opção é sabotar a Ferrari.

close up of telephone booth
Foto por Pixabay em Pexels.com

Autor: Janos Biro

Você não existe, e eu também não.

Uma consideração sobre “A Internet foi um erro”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s